Ademi PR

Ademi PR

Blog

Mercado 01/04/2019
Compartilhe:

COMPAGAS | Escavações na rede de gás natural exigem cuidados

Basta andar pelas ruas de Curitiba para se deparar com os característicos tachões laranjas pelo chão com os dizeres “Rede de gás – Não escavar”. Identificar o trajeto da rede de distribuição de gás natural é um importante item de segurança nas obras – afinal, as escavações sem planejamento adequado são as maiores causas de incidentes na rede de distribuição da Companhia Paranaense de Gás (Compagas). “Para garantir o fornecimento contínuo do gás natural aos clientes e evitar incidentes, a Compagas possui sinalização externa em toda sua rede e uma equipe preparada para orientar e acompanhar obras que necessitem escavar o solo”, explica o engenheiro da Compagas Glauber José Cordeiro.

Por meio de uma solicitação no 0800 643 8383 (Central de Atendimento disponível 24 horas por dia nos sete dias da semana), os Técnicos de Operações da Companhia entram em ação para orientar e acompanhar os trabalhadores a fim de garantir que a rede de gás não seja atingida durante as escavações. “Neste item, reforçamos a necessidade de planejamento da execução das etapas de obra, a fim de que possamos verificar o local e fornecer as instruções necessárias, garantindo a segurança de todos”, diz Cordeiro.

Além deste apoio, a Compagas realiza a sinalização externa, com tachões e placas, em todo o trajeto de sua rede. A empresa também orienta para o atendimento à Lei Municipal nº 11.596/2005, que dispõe sobre a construção, reconstrução e conservação de calçadas, que em seu artigo 7º restringe a utilização da largura das calçadas para o avanço na mesma, com a colocação de tapumes, devendo ser respeitada a vegetação e as placas de sinalização existentes, inclusive a sinalização da Compagas. “Independentemente do tipo de obra a ser realizada em locais onde há rede de gás ou em caso de necessidade de cobrir tachões e placas de identificação da rede, solicitamos que haja sempre o acionamento da Companhia”.

Além da sinalização ao longo dos mais de 820 km de extensão da rede de distribuição de gás natural, a Compagas executa programas com o intuito de conscientização, como o Programa de Prevenção da Danos, que consiste na promoção de palestras com orientações gerais sobre a construção da tubulação subterrânea da companhia e características do gás natural para empresas que possam interferir na rede de distribuição. Em 2018, mais de mil profissionais participaram do programa.

Mesmo com todo esse cuidado, incidentes podem acontecer. Nestes casos, a Compagas destaca que a rede de gás natural é construída de acordo com as normas vigentes e possui válvulas de segurança para bloquear o fornecimento do combustível, além de técnicos que trabalham rapidamente para restabelecer a distribuição do gás natural e minimizar possíveis transtornos.

Compartilhe:
X