Ademi PR

Blog

Tecnologia 18/09/2020
Compartilhe:

Construtora adota sistema Parede de Concreto e prevê diminuir 50% do entulho na obra

Utilizado desde a década de 1970 no Brasil, o sistema parede de concreto é uma tecnologia que a cada ano ganha mais força na construção civil. O sistema começou a ter destaque no setor imobiliário a partir dos anos 2000, principalmente pela agilidade, custo e sustentabilidade que oferece nos canteiros de obras, sendo adotado por grandes construtoras, principalmente pela intensa demanda gerada pelo programa Minha Casa Minha Vida, para diminuir o déficit habitacional do país. 

De olho nas tendências do mercado e na industrialização da construção, desde 2018 a Rottas Construtora vem estudando o sistema parede de concreto para aplicar em seus empreendimentos, para continuar altamente competitiva no setor imobiliário. Os primeiros projetos que contam com esta tecnologia são os residenciais Porto Real, em Guarapuava (PR), e o Porto Tingui, em Almirante Tamandaré (PR). Ambos os empreendimentos, no estilo condomínio clube, ainda estão em fase de construção. “Além desses, estamos aprovando novos projetos, em Londrina e Ponta Grossa, e já pensamos ter parede de concreto em outros empreendimentos da Rottas. Há muitas vantagens com este sistema construtivo, como o aumento da velocidade das obras, diminuição do desperdício, redução de etapas e custos, sem contar a sustentabilidade, com a diminuição de entulhos, preservando o ambiente e os recursos naturais”, afirma Rodrigo Cardoso, gestor de engenharia da Rottas.

O que mais chamou a atenção do sistema, segundo Cardoso, foi a questão da sustentabilidade. Os projetos preveem a diminuição em até 50% do entulho que será gerado no canteiro de obras dos empreendimentos construídos com o sistema parede de concreto. “Conseguimos ter uma obra muito limpa por causa da redução dos entulhos. Esperamos 50% a menos de caçamba, pois haverá menos blocos quebrados, rebocos e não vamos utilizar madeiras. Reduzirá bastante o desperdício”.

Como funciona o sistema parede de concreto

A parede de concreto é um sistema construtivo em que a estrutura e a vedação são formadas por uma parede de concreto, com a aplicação do concreto auto adensável (CAA) – que garante alta qualidade de acabamento e baixo nível de retrabalho – e pode ser moldado in loco ou em estruturas metálicas (moldes), sendo que nelas são possíveis incorporar instalações de rede hidráulica, elétrica, esquadrias e armaduras. “Com este sistema podemos reduzir em até 60% do tempo da obra. Também temos precisão na quantidade de material utilizado, sem desperdícios, como aço e concreto, já que é um sistema padronizado e não artesanal”, complementa o gestor.

O sistema é mais vantajoso quando utilizado em grande escala em projetos padronizados, com plantas iguais e unidades repetidas, para que os moldes sejam reaproveitados na confecção das paredes. Além disso, a parede de concreto pula etapas da obra, como o revestimento com argamassa e gesso. Desta forma, as paredes não precisam ser rebocadas e nem lixadas antes da pintura. O sistema pode ser utilizado em casas, sobrados e edificações de até 30 pavimentos. “A parede de concreto é totalmente diferente, sendo que você faz a concretagem da parede em um dia”.

Compartilhe:
X