Ademi PR

Blog

Mercado 29/01/2020
Compartilhe:

Estoque de apartamentos prontos para venda tem queda de 21%, em Curitiba

O estoque de apartamentos prontos para venda em Curitiba teve queda de 21% no 3º trimestre de 2019, na comparação com o mesmo período de 2018, totalizando 2.031 unidades disponíveis até setembro do ano passado. É o que revela a pesquisa da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR), realizada em parceria com a BRAIN Inteligência Corporativa.

A pesquisa mostra ainda que a maior queda no estoque de prontos foi para os apartamentos de 1 e 2 quartos, de 26,4% e 23%, respectivamente. Isso significa que, até setembro do ano passado, havia 432 apartamentos de 1 quarto e 627 apartamentos de 2 quartos prontos para morar à venda na capital paranaense.

“Nos últimos cinco anos, Curitiba teve redução de empreendimentos lançados em função da crise econômica, o que tornou o estoque de imóveis prontos reduzido em relação à demanda. Além disso, existe uma preferência por esse tipo de imóvel por uma questão de segurança e pela urgência na mudança, seja porque a pessoa está vindo de outra cidade ou porque vendeu outro imóvel e precisa de nova moradia”, explica o diretor da Terrasse Engenharia, Jefferson Gomes da Cunha.

Essa redução no estoque de imóveis prontos reflete-se entre os empreendimentos da própria incorporadora. De acordo com Cunha, hoje, de cada 100 apartamentos à venda pela Terrasse, 23 são imóveis prontos. No ano passado, de cada 100 apartamentos à venda, 50 eram prontos. “Mesmo com nossos cinco lançamentos, em 2019, a venda de imóveis prontos teve grande representatividade dentro do portfólio”, ressalta.

A Terrasse Engenharia tem apartamentos prontos para venda em Curitiba de R$ 400 mil a R$ 2 milhões. O Terrasse Chanson, no Vila Izabel, em Curitiba, é o empreendimento com os preços mais baixos de apartamentos prontos para venda entre os imóveis da construtora. Os apartamentos têm 2 ou 3 quartos (com suíte), 62 a 78 m² privativos e vagas para até 2 automóveis. A cobertura duplex disponível tem 3 quartos (com suíte), 113 m² privativos e vagas para 2 automóveis. Os apartamentos são entregues com diversos itens de acabamento e as áreas de lazer do condomínio são equipadas e decoradas.

O Terrasse Montrésor, no Juvevê, é o empreendimento pronto para morar de mais alto padrão disponível para venda atualmente pela empresa. Os apartamentos têm 3 quartos (com suíte), 125 m² privativos e vagas para 2 automóveis. Há ainda um Garden suspenso, com terraço privativo de 40 m² e duas coberturas duplex, de 208 a 215 m² privativos e vagas para até 3 automóveis.

A confiança do consumidor também é um dos fatores que impulsiona o crescimento da venda de imóveis prontos. “As pessoas estão perdendo o medo de fazer essa aquisição em função da melhora dos indicadores econômicos. Nas crises econômicas, a tendência é conservar a poupança para eventuais dificuldades financeiras”, afirma o diretor da Terrasse Engenharia.

A queda dos rendimentos das aplicações financeiras mais conservadoras, em decorrência da queda histórica da taxa Selic, também contribui para essa recuperação das vendas, segundo Cunha. “Para o investidor, o imóvel é uma boa alternativa de diversificação de investimento nesse momento. Alguns imóveis prontos estão com preços mais baixos do que os lançamentos, por terem sido produzidos numa realidade de custo diferente dos lançamentos atuais e são uma ótima oportunidade de aquisição e rendimento”, comenta.

Além do preço mais competitivo, para quem procura um imóvel para moradia, as baixas taxas de juros e o aumento do limite do valor do imóvel para financiamento tornam o apartamento pronto uma ótima opção de compra.

Vantagens da compra de imóvel pronto – A principal vantagem do imóvel pronto, segundo Cunha, é que as características e atributos da edificação podem ser verificadas diretamente no local. “O comprador pode visualizar o acabamento, insolação, áreas comuns disponíveis, localização e entorno, bem como os custos de manutenção do condomínio e de impostos como o IPTU. Essas despesas serão efetivamente ‘para sempre’ e merecem atenção do comprador, que deve averiguar se elas são compatíveis com a sua renda e se poderão causar alguma dificuldade numa futura venda do imóvel”, explica.

Outra vantagem da compra do imóvel pronto, segundo o diretor da Terrasse Engenharia, é a contratação do financiamento imobiliário com taxas definidas, não ficando sujeito a variações de mercado. “Lembrando que estamos no momento com a menor taxa de juros histórica para o crédito imobiliário”, reforça.

Compartilhe:
X